Vereadores mirins visitam a Assembleia Legislativa de Santa Catarina

Data de inclusão: 22/11/2017 16:44
Acompanhados do Presidente Ronei José Lovemberger e do Vice-Presidente, Pablo Ricardo Ribeiro, os 10 vereadores mirins da Câmara Municipal de Rio Negrinho estiveram, nesta terça-feira (21), na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, sede do Poder Legislativo estadual. A visita foi parte de uma viagem do grupo à capital, que incluiu também a ida a Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira.
Acompanhados pelo coordenador da Câmara Mirim, Ney Maia, os vereadores mirins conheceram as principais dependências do Palácio Barriga Verde, como o Centro de Memória, o plenário onde ocorrem as sessões ordinárias, extraordinárias, audiências públicas, encontros e eventos de entidades organizadas e representativas da sociedade catarinense.
Eles ainda visitaram os gabinetes dos deputados Darci de Matos, Milton Hobus e Antônio Aguiar. O grupo também foi recebido pelo presidente da Assembleia, deputado Silvio Dreveck que elogiou o projeto Câmara Mirim, retomado no início deste ano pelo Presidente Ronei Lovemberger. “Esta ação estimula a curiosidade e a participação dos jovens na política”, destacou Dreveck.
Para o presidente do Legislativo, Ronei Lovemberger, durante todo o ano o projeto Câmara Mirim oportunizou a todos os jovens vereadores, que saibam mais sobre o funcionamento da máquina pública, com diversas visitas também a órgãos públicos na esfera municipal, entre elas várias secretarias, bem como o fórum da comarca.
A viagem faz parte das várias atividades desenvolvidas com os jovens parlamentares, eleitos de forma direta, dentro das escolas, para mandatos anuais. Estudantes, do 6º ao 9º ano do ensino fundamental de 10 escolas da rede municipal, estadual e particular de ensino, integram o programa que também realiza uma sessão ordinária por mês, sempre na segunda segunda-feira de cada mês no Plenário Rodolfo Jablonski.
 “Nas reuniões plenárias eles conhecem o processo legislativo e as atribuições dos vereadores e com essas visitas ganham experiência de como funcionam os setores da administração, tanto no âmbito do município com também agora no âmbito estadual”, frisa Ronei. “Nós estamos mostrando o nosso trabalho e ao mesmo tempo, estamos aprendendo muito com eles”, completa o Presidente.

Texto: Edson Frankowiak
Fotos: Ney Maia