Vereadores conhecem usina de gaseificação no aterro de Mafra.

Data de inclusão: 05/12/2017 14:43
Os vereadores Luciano Alves, Willian Righetto, Silvio Kuss, Liliana Schroeder, e Ineir Mittmann estiveram com o prefeito Julio Ronconi em uma comitiva formada para conhecer o aterro sanitário da cidade de Mafra.
Em Mafra, está em implantação uma usina. Nela, o lixo aquecido produz um gás, cuja queima gera energia. A usina é a primeira do Estado sob supervisão de órgãos ambientais. A expectativa é de que os testes terminem até o fim deste ano. Depois disso, a rede de distribuição de energia começará a ser montada.
Aqui em Rio Negrinho, tramita na Câmara de Vereadores, o projeto de lei que trata da concessão dos serviços de operação e manutenção do aterro sanitário municipal. Para que se buscasse um modelo mais sustentável. Lá, está em implantação uma usina de gaseificação, que transformará de forma inovadora no Brasil o lixo em energia elétrica.
Além de produzir energia, a usina reduz o volume de lixo que vai para o aterro, já que desse processo sobram apenas cinzas, que estudos já são feitos para que possam ser reutilizadas. Atualmente são gerados em torno de 550 toneladas de lixo por mês em Rio Negrinho, que são encaminhadas para o aterro municipal.
Colaboração: Assessoria Prefeitura RN
Fotos: Fabiano Kutach

Vereadores conhecem usina de gaseificação no aterro de Mafra.