Sessão Solene marca encerramento da Câmara Mirim 2017

Data de inclusão: 13/12/2017 20:35

Foi realizada, na noite desta quarta-feira (13), a Sessão Solene de encerramento das atividades da Câmara Mirim em 2017. O projeto, que foi retomado este ano, e contou com a participação de 10 escolas das redes municipal, estadual e particular de ensino, oportunizou a alunos entre 12 e 15 anos conhecer os bastidores da vida pública estimulando a cidadania e a participação política dos estudantes. O juiz Rubens Ribeiro da Silva Neto, o prefeito Julio Ronconi, Vereadores, pais de alunos e comunidade prestigiaram o evento.
Na avaliação do presidente da Câmara Municipal, Ronei José Lovemberger, o projeto oportunizou um amplo aprendizado, já que mensalmente os mirins participaram de treinamentos onde aprenderam sobre as atividades dos vereadores, leis, etiqueta, comportamento e oratória entre outros assuntos. “Eles também realizaram atividades em suas escolas e visitaram vários órgãos públicos, como o fórum, a prefeitura e, no último mês, a Assembleia Legislativa. “Encerramos este primeiro ano do projeto com bastante êxito”, avaliou o vereador.
“Parabenizo as escolas que indicaram os seus alunos e que desempenharam de forma exemplar a função de vereador mirim. Este projeto é importante, não somente para o Legislativo, mas principalmente para estes jovens que estão acompanhando como está a política atualmente no Brasil. Aqui dentro eles viram como é o nosso trabalho, sério e em favor da comunidade”, destacou ainda Lovemberger. Ao longo do ano os vereadores mirins  participaram de quatro sessões ordinárias onde apresentaram propostas e defenderam as suas ideias por intermédio de proposições. Ao todo foram 25 indicações e um requerimento, apresentados nesse período.

Aprendizado
A presidente da Câmara Mirim, Ana Larissa Rauen Lopes, agradeceu as oportunidades que o projeto proporcionou e a todos os envolvidos por abrirem as portas para os jovens. “Aprendi muitas coisas aqui. Coisas que sei que levarei para minha vida. Fiz amigos ao longo destes meses e todos foram unidos, empenhados e compreensíveis”, enfatizou. “Ser uma vereadora mirim tornou-me uma cidadã mais atuante, instigou curiosidades e questionamentos. Muito aprendi e agora consigo enxergar com bons olhos a política que, pode sim, ser feita com amor, respeito, justiça e cidadania”, acredita a vereadora mirim Ana Luiza Barboza.
Para o prefeito Julio Ronconi o projeto é mais uma prova da importância da educação e da experiência legislativa na formação dos jovens vereadores que concluem mais um ciclo em suas vidas. “É uma experiência que todos vocês irão levar para o resto de suas vidas, e com certeza muito melhor preparados do que quando chegaram aqui”, sintetizou. Já o juiz Rubens Ribeiro da Silva Neto destacou o fato de que os discursos de todos os parlamentares mirins se basearam em valores, enaltecendo sua convivência com seus pais e seus professores. “Esse é o caminho certo a ser seguido”, sintetizou.

Vereadores da Câmara Mirim 2017
Ana Larissa Rauen Lopes - EMEB Professora Lucinda Maros Pscheidt.
Ana Luiza Barbosa – EMEB Professora Aurora Siqueira Jablonski.
Camila Moreira Telma - Colégio Cenecista São José.
Eduardo Teodorovitz - EEB Jorge Zipperer.
Eliab Lemes Gonçalves - EMEB Selma Teixeira Graboski.
Estéfany Tainá Neppl - EEB Luiz Bernardo Olsen.
Jamile Letícia Utzkoski – EMEB Prefeito Frederico Lampe.
Laryssa Cristina Pacheco – EMEB Prefeito Henrique Liebl.
Mateus Eduardo Figueiredo – EEB Professora Marta Tavares
Willyan Wuensch de Almeida - EMEB Professor Ricardo Hoffmann.

Sessão Solene marca encerramento da Câmara Mirim 2017