SC 112. Grupo de ciclistas na Câmara e vereadores fazer pedidos ao DEINFRA e DNIT.

A Rodovia que liga a cidade de Rio Negrinho ao Distrito de Volta Grande recebe diariamente muitos ciclistas. A preocupação é com a falta de sinalização na estrada e atenção dos motoristas que trafegam no local, sem noção do risco de acidentes e atropelamentos.
Data de inclusão: 07/02/2018 16:43
Diversos atletas que fazem o trajeto na rodovia SC 112 dividem espaço com o crescente tráfego de veículos diariamente. Com o intuito de praticar esporte, se desafiar em longas distâncias e manter uma boa forma física, esses atletas correm riscos por estarem no mesmo caminho que os veículos automotores. Por isso um grupo de ciclistas esteve na Câmara Municipal nesta semana para solicitar sinalização, consciência e prudência aos motoristas. Desde que foi asfaltada a rodovia que liga a cidade de Rio Negrinho ao Distrito de Volta Grande é utilizada para essa prática por ser uma extensão razoável e chamar atenção dos ciclistas por causa de seu relevo.  No mesmo trecho já foram realizadas etapas do campeonato estadual de ciclismo e certamente oferece um lazer irreparável. Mas a preocupação do que possa acontecer a qualquer momento é justamente quanto a segurança de quem está transitando pelo caminho. Tendo um bom trecho sem acostamento e com veículos extrapolando o limite de velocidade, sugere-se que estes tomem consciência da presença de grande número de ciclistas constantemente no local.
Na última segunda-feira os Vereadores Ildefonso Pilati e Luciano Alves deram entrada em um requerimento da reunião da Câmara pedindo ao Departamento Estadual de Infraestrutura (DEINFRA), a instalação de placas indicando “atenção ciclistas” ao longo da SC-112, que liga o município ao Distrito de Volta Grande. A intenção é instalar placas verticais (A-30a), sinalizando e indicando “Atenção Ciclistas” ao longo da Rodovia Estadual Prefeito Almir Kalbusch (SC -112), ou seja, advertindo aos condutores de veículos a existência, adiante, de trecho de pista ao longo do qual, ciclistas circulam pela via ou cruzam a pista. Esta rodovia é sem dúvida uma das que possui maior fluxo de veículos e ciclistas, sendo que direciona inúmeros moradores do Distrito de Volta Grande, bem como, liga a cidades vizinhas. Demais disso, o lado dessa rodovia tem grande potencial turístico e para que se desenvolva corretamente. “Os riscos de acidentes são muitos, assim sendo precisamos que o DEINFRA atenda o nosso pedido, proporcionando a segurança necessária aos usuários desta Rodovia”, relatou Luciano Alves.
Luciano Alves também solicitou através de indicação a pintura de marcação de área de conflito (yellow box) no cruzamento das ruas Jorge Zipperer e Carlos Weber, bem como a instalação de placa informativa, no Centro.

Luciano disse que em horários de grande movimento, é comum ocorrer obstrução do cruzamento por veículos que se deslocam da Avenida dos Imigrantes para a Rua Jorge Zipperer, no Centro. O Código de Trânsito Brasileiro - CTB, no Art. 45 diz: "Mesmo que a indicação luminosa do semáforo lhe seja favorável, nenhum condutor pode entrar em uma interseção se houver possibilidade de ser obrigado a imobilizar o veículo na área do cruzamento, obstruindo ou impedindo a passagem do trânsito transversal." A Yellow Box deixa claro ao condutor que aquela área não pode ser ocupada de modo a obstruir ou impedir a passagem de veículos.  A pintura dessa sinalização trará mais segurança e fluidez ao trânsito daquelas ruas.

Ainda no setor de trânsito, os vereadores Pablo Ricardo Ribeiro e Ronei José Lovemberger apresentaram um requerimento ao do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), que sejam feitas adequações nas rampas de acesso das cabeceiras das pontes e viaduto ao longo do perímetro urbano da BR-280 em Rio Negrinho.
O pedido , segundo os vereadores, traz mais segurança aos pedestres e ciclistas que se utilizam da rodovia federal para ir ou retornar do seu trabalho no período noturno, bem como para os que se utilizam das mesmas para a prática esportiva.