Novo passo para adequação da acessibilidade no Legislativo

Data de inclusão: 01/03/2018 16:10
Durante a manhã desta quinta-feira, as arquitetas e urbanistas Nathália de Souza Zattar e Tabata Yumi Fujioka, da Associação dos Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc), estiveram na Câmara de Vereadores para traçar o primeiro diagnóstico sobre as necessidades de adequação para acessibilidade do prédio do Legislativo.
A medida visa atender notificação do Ministério Público de Santa Catarina que, no ano passado, realizou uma vistoria e apontou a necessidade de melhorias no espaço físico da sede do Legislativo. O presidente Abel Hack, que no final de janeiro havia solicitado o apoio da Amunesc para os trabalhos, acompanhou a visita técnica.
De acordo com o presidente é necessário, cada vez mais, permitir a população estar junto ao Legislativo reivindicando e acompanhando o trabalho dos vereadores. “Assim como implantamos a interpretação das sessões em libras para os surdos, também precisamos oportunizar que as pessoas com qualquer outro tipo de deficiência tenham acesso a Câmara Municipal”, defendeu Hack.
Segundo a arquiteta Tabata Yumi Fujioka, o levantamento in loco é a primeira etapa para a elaboração do projeto de acesso do prédio, inaugurado em 1996, e que deverá passar por adequações nas vagas no plenário visando garantir a acessibilidade para cadeirantes, portadores de necessidades especiais, pessoas com movimentos reduzidos, idosos, grávidas e obesos.
A colocação de corrimãos nas escadas do plenário, a instalação de piso tátil, bem como o aumento na dimensão de portas de acesso aos gabinetes dos vereadores e melhorias no acesso externo do Legislativo também deverão integrar o projeto que, de acordo com a equipe técnica da Amunesc, será entregue até o fim de março.
A associação ainda ficará responsável pela elaboração do memorial descritivo, orçamento estimativo e elaboração do cronograma físico-financeiro da obra – estas etapas deverão ser concluídas até a segunda quinzena de abril. Os tramites para o processo licitatório e a execução da obra ficará sob a responsabilidade da Câmara Municipal.

Texto: Edson Frankowiak
Fotos: Ney Maia