Abel Hack sugere implantação do projeto Prefeito Mirim

Data de inclusão: 09/03/2018 13:37
Projeto idealizado com grande sucesso em várias cidades do Estado e do País, o programa “Prefeito Mirim” também deverá se tornar realidade em Rio Negrinho. A proposta, de autoria do presidente Abel Hack, deverá dar entrada na Câmara Municipal na sessão ordinária da próxima segunda-feira (12). A intenção, explica Hack, é instituir o programa – voltado para alunos do ensino fundamental das redes pública e privada de ensino - em 11 de Abril, Dia do Prefeito.
A jovem rio-negrinhense Taciana Carvalho, deputada federal mirim por um dia, foi quem havia apresentado, com o auxílio de sua mãe Ivy Baum, a minuta de projeto de lei ao vereador e ao prefeito Julio Ronconi durante encontro realizado no final de 2017.
Os objetivos do projeto, segundo o vereador, serão oportunizar o exercício da cidadania conhecendo o poder executivo municipal e acompanhando a atividade do prefeito, bem como sensibilizar os alunos para a educação da democracia e a importância do poder executivo no processo político.
A seleção para prefeito se realizará, simultaneamente, em todas as escolas que aderirem a iniciativa, obedecendo a critérios e níveis. Na escolha interna as escolas realizarão um concurso de redação, que deverá ser enviada à etapa municipal, que terá regras próprias. Já em âmbito municipal as melhores redações de cada escola serão avaliadas por uma comissão, que escolherá os melhores textos.
“O tema da redação e as regras do processo eleitoral terão edital próprio e serão coordenados por comissão organizadora criada pelo prefeito municipal. Os autores das melhores redações serão os Prefeitos”, detalha o presidente. Pela proposta o Prefeito Mirim acompanhará o prefeito em todos os compromissos oficiais por um dia, além de participar de todas as atividades corriqueiras do chefe do executivo.
Ainda na avaliação do vereador, o projeto é uma das principais ações para o desenvolvimento da cidadania do estudante. “O projeto tem por objetivo colaborar para a formação de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, capazes de compreender, inovar e transformar politicamente a realidade”, acredita Hack.

Texto: Edson Frankowiak
Fotos: Fabiano Kutach