Notícias

Samae receberá homenagem pelos 50 anos de atuação

Data de inclusão: 13/03/2018 17:42
No ano em que completa cinco décadas de fundação, o Serviço Autônomo Municipal de Saneamento Básico (Samae), receberá uma homenagem especial da Câmara de Vereadores. A iniciativa partiu do presidente Abel Hack que, esteve em visita ao diretor Geral do Samae, Gilson José Reckziegel, na última semana. 
O vereador pretende realizar uma sessão festiva no dia 31 de outubro de 2018 para homenagear a autarquia pelos 50 anos dedicados ao município. Segundo ele, uma data como esta precisa ser registrada de forma especial pela importância que o Samae tem, não só por captar, tratar e distribuir água com qualidade para a população, mas pelos importantes investimentos que vem realizando durante todo esse período nesta área.
 “Pretendemos com esta homenagem destacar a história de criação do Samae de Rio Negrinho, o trabalho desenvolvido ao longo dos anos, além das obras e projetos futuros”, afirmou o presidente, destacando o trabalho de excelência desenvolvido pela autarquia. Durante o encontro, além de visitar a estrutura administrativa do Samae, Abel visitou as estações de tratamento de esgoto nos bairros Vista Alegre e São Pedro.
Segundo o diretor do Samae, nada melhor do que conhecer as metodologias, características e particularidades do trabalho de cada secretaria. “A sintonia entre executivo e legislativo é de fundamental importância para que haja entendimento, resolução e agilidade dos trabalhos. E esta visita do vereador comprova essa sintonia”, relatou Gilson.
 
O Samae
Em 31 de outubro de 1968, através da lei municipal Nº 194, foi criado o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto que veio a ser inaugurado oficialmente em 08 de novembro de 1970. A implantação do sistema de abastecimento de água do Município de Rio Negrinho, como em várias cidades do estado, teve como base fundamental à liberação de empréstimos junto ao BID - Banco Interamericano de Desenvolvimento via Banco do Brasil.
Rio Negrinho efetuou empréstimos da ordem de U$$ 194.000,00 (cento e noventa e quatro mil dólares), em 32 parcelas semestrais, com 16 anos para sua liquidação, o que ocorreu em julho de 1986, cujas prestações eram quitadas pelo valor do dólar no dia do vencimento.
Com estes recursos foram implantados cerca de 40% do sistema de água e, em 1996, através do Decreto nº 4581 de 10 de outubro, assinado pelo então prefeito Romeu Ferreira de Albuquerque, foi regulamentada a prestação dos serviços de água e esgoto pela autarquia.
 
Texto e fotos: Ney Maia
 

Imagens relacionadas

Samae receberá homenagem pelos 50 anos de atuação
Samae receberá homenagem pelos 50 anos de atuação
Samae receberá homenagem pelos 50 anos de atuação
Todos os direitos reservados © 2018 - Câmara de Vereadores de Rio Negrinho