Samae receberá homenagem pelos 50 anos de atuação

Data de inclusão: 13/03/2018 17:42
No ano em que completa cinco décadas de fundação, o Serviço Autônomo Municipal de Saneamento Básico (Samae), receberá uma homenagem especial da Câmara de Vereadores. A iniciativa partiu do presidente Abel Hack que, esteve em visita ao diretor Geral do Samae, Gilson José Reckziegel, na última semana.
O vereador pretende realizar uma sessão festiva no dia 31 de outubro de 2018 para homenagear a autarquia pelos 50 anos dedicados ao município. Segundo ele, uma data como esta precisa ser registrada de forma especial pela importância que o Samae tem, não só por captar, tratar e distribuir água com qualidade para a população, mas pelos importantes investimentos que vem realizando durante todo esse período nesta área.
 “Pretendemos com esta homenagem destacar a história de criação do Samae de Rio Negrinho, o trabalho desenvolvido ao longo dos anos, além das obras e projetos futuros”, afirmou o presidente, destacando o trabalho de excelência desenvolvido pela autarquia. Durante o encontro, além de visitar a estrutura administrativa do Samae, Abel visitou as estações de tratamento de esgoto nos bairros Vista Alegre e São Pedro.
Segundo o diretor do Samae, nada melhor do que conhecer as metodologias, características e particularidades do trabalho de cada secretaria. “A sintonia entre executivo e legislativo é de fundamental importância para que haja entendimento, resolução e agilidade dos trabalhos. E esta visita do vereador comprova essa sintonia”, relatou Gilson.

O Samae
Em 31 de outubro de 1968, através da lei municipal Nº 194, foi criado o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto que veio a ser inaugurado oficialmente em 08 de novembro de 1970. A implantação do sistema de abastecimento de água do Município de Rio Negrinho, como em várias cidades do estado, teve como base fundamental à liberação de empréstimos junto ao BID - Banco Interamericano de Desenvolvimento via Banco do Brasil.
Rio Negrinho efetuou empréstimos da ordem de U$$ 194.000,00 (cento e noventa e quatro mil dólares), em 32 parcelas semestrais, com 16 anos para sua liquidação, o que ocorreu em julho de 1986, cujas prestações eram quitadas pelo valor do dólar no dia do vencimento.
Com estes recursos foram implantados cerca de 40% do sistema de água e, em 1996, através do Decreto nº 4581 de 10 de outubro, assinado pelo então prefeito Romeu Ferreira de Albuquerque, foi regulamentada a prestação dos serviços de água e esgoto pela autarquia.

Texto e fotos: Ney Maia

Samae receberá homenagem pelos 50 anos de atuação