Encontro para explicar regras da campanha eleitoral nas escolas entre os candidatos do Projeto Câmara Mirim.

Data de inclusão: 09/04/2018 16:30
Nesta segunda-feira (9) foi apresentado, na Câmara Municipal, um material com algumas regras para a campanha eleitoral do projeto 2018 da Câmara Mirim de Rio Negrinho, como horários e dias, a critério da escola, para a explanação das ideias dos candidatos.  Foram esclarecidos para os alunos candidatos alguns pontos que a legislação eleitoral proíbe. Neste ano o número de estudantes do quinto ao nono anos aptos a votar em seus colegas nas escolas ultrapassará os 2.900.
Uma das novidades desta edição será o uso de urnas eletrônicas. As eleições também contarão com um número maior de escolas envolvidas – serão 12 unidades de ensino em vez das 10 da edição de 2017. Já o número de candidatos inscritos para o programa neste ano também superou as expectativas já que um total de 59 candidatos, distribuídos nas escolas das redes municipal, estadual e particular de ensino, se candidataram para as nove cadeiras do parlamento mirim.

Por seguir o mesmo padrão de uma eleição tradicional, a votação se dará através do número do candidato nas urnas. Também as zonas eleitorais serão identificadas para facilitar o acesso dos alunos que terão sua primeira experiência com o equipamento eletrônico para escolher o representante de sua unidade escolar. O processo de eleições foi explicado pelo coordenador do Projeto Ney Maia e pelo Assessor Jurídico da Câmara Municipal Cleverson Vellasques. Além da participação do Presidente da Câmara Abel Hack, também tivemos a participação da Secretária Municipal de Educação, Darli Frota Tândalo, vereadores Ildefonso Pilati, Willian Righetto e Liliana Schroeder Jurich, professores e diretores das escolas envolvidas.

Agora, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Santa Catarina, através do setor de voto informatizado, fará a programação das urnas com os dados oficiais. As eleições acontecerão no dia 20 de abril, simultaneamente nas escolas participantes, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30. Além dos nove vereadores titulares, também serão definidos três vereadores suplentes que, a partir do sistema de rodízio terão a oportunidade de participar do projeto. O objetivo é que os representantes das escolas possam apresentar suas demandas através de seus escolhidos.