Notícias

Sessão Festiva em homenagem aos 50 anos do Rotary Club Rio Negrinho.

.
Data de inclusão: 30/04/2018 07:52
O Vereador Willian Righetto- Billy obteve apoio dos demais parlamentares na votação do requerimento de uma Sessão Festiva em homenagem aos 50 anos de fundação do Rotary Club Rio Negrinho. A homenagem à entidade será no dia 24 de maio de 2018, às 19 horas na sede da Câmara Municipal. 
O Rotary Clube de Rio Negrinho foi fundado em 04 de abril de 1968 e admitido no Rotary Internacional em 29 de abril de 1968. Desde então foram inúmeras as participações do clube em importantes obras e ações da nossa comunidade. Teve como primeiro presidente Milton Jorge Zipperer. No ano de 1969, o clube tomou frente na renovação e instalação de mais duas repetidoras de TV na cidade, mobilizando a população para a cobertura dos custos envolvidos no projeto.
Em 1973, com a iniciativa, investimento e empenho dos 37 companheiros do clube na época, inaugurou-se o Park Hotel Ltda, hoje denominado Pousada João de Barro. Em 1978, no advento do centenário da cidade, a prefeitura solicitou ao Rotary a idealização de um “Monumento ao Centenário”. Feitas algumas reuniões, decidiu-se aproveitar a chaminé da já extinta Moveis Cimo. Após uma reforma, no dia 24 de abril de 1980, dia do centenário, foi alocada a placa comemorativa em bronze onde hoje se encontra um dos mais bonitos cartões postais da cidade.
Outra bandeira do Clube, após anos de trabalho árduo junto a órgãos ambientais, ministério público e prefeitura municipal, a construção do Parque Paul Harris, que fica no coração da cidade, que foi disponibilizado à população em 23 de fevereiro de 2018, ofertando assim um novo espaço de lazer e conservação ambiental.
No ano de 1981, inaugurou-se em Rio Negrinho um novo cemitério, visto que nesta época o Cemitério Jardim da Saudade no centro da cidade já estava praticamente todo tomado, tornando-se urgente a construção de um novo espaço. A adoção do projeto do Cemitério Jardim Parque da Colina, no formato que hoje conhecemos, foi sugestão do clube, inspirado em modelos internacionais, e uma novidade do Brasil à época.
Em 1999, o Rotary iniciou o projeto denominado “Bom Aluno”, que basicamente consiste em garimpar nas escolas municipais alunos que se destacam no ensino fundamental, e dar a eles bolsas de estudos em escolas particulares da cidade, o Colégio Cenecista São José, e, a partir de 2015, também o Colégio Caminho do Saber, são parceiros do projeto. Acompanhamento que segue até o momento do vestibular. De lá para cá dezenas de alunos se formaram, ingressaram em faculdades e se tornaram profissionais de destaque nas mais diferentes áreas.
Outro programa iniciado e apoiado até hoje é o da coleta de lacres de alumínio, que são revertidos em doação de cadeiras de rodas; sabidamente, esse programa se espalhou por várias cidades do estado e somente nosso clube já destinou a necessitados mais de 50 cadeiras de rodas.
O marco rotário de Rio Negrinho como vemos hoje, é resultado do trabalho de Rotarianos do Rotary Clube Rio Negrinho em dois momentos. A Roda denteada como se apresenta, foi desenhada e fundida no início dos anos 60, pelos então rotarianos do clube Helmuth Ilg, Milton Zipperer e outros, e instalada próxima do atual local, porém com um totem diferente. O atual formato do conjunto como vemos, incluiu aquela roda denteada  e foi projetado pelo companheiro Siegmar Erico Weick, mais conhecido como Bibi Weick então presidente do clube (ano rotário 1990/1991). A execução da obra ficou a cargo da empresa Forte Velho Engenharia de propriedade do também companheiro Cesar Lima.
 

Imagens relacionadas

Sessão Festiva em homenagem aos 50 anos do Rotary Club Rio Negrinho.
Todos os direitos reservados © 2018 - Câmara de Vereadores de Rio Negrinho