Sessão Festiva em homenagem aos 50 anos do Rotary Club Rio Negrinho.

Data de inclusão: 30/04/2018 07:52
O Vereador Willian Righetto- Billy obteve apoio dos demais parlamentares na votação do requerimento de uma Sessão Festiva em homenagem aos 50 anos de fundação do Rotary Club Rio Negrinho. A homenagem à entidade será no dia 24 de maio de 2018, às 19 horas na sede da Câmara Municipal.
O Rotary Clube de Rio Negrinho foi fundado em 04 de abril de 1968 e admitido no Rotary Internacional em 29 de abril de 1968. Desde então foram inúmeras as participações do clube em importantes obras e ações da nossa comunidade. Teve como primeiro presidente Milton Jorge Zipperer. No ano de 1969, o clube tomou frente na renovação e instalação de mais duas repetidoras de TV na cidade, mobilizando a população para a cobertura dos custos envolvidos no projeto.
Em 1973, com a iniciativa, investimento e empenho dos 37 companheiros do clube na época, inaugurou-se o Park Hotel Ltda, hoje denominado Pousada João de Barro. Em 1978, no advento do centenário da cidade, a prefeitura solicitou ao Rotary a idealização de um “Monumento ao Centenário”. Feitas algumas reuniões, decidiu-se aproveitar a chaminé da já extinta Moveis Cimo. Após uma reforma, no dia 24 de abril de 1980, dia do centenário, foi alocada a placa comemorativa em bronze onde hoje se encontra um dos mais bonitos cartões postais da cidade.
Outra bandeira do Clube, após anos de trabalho árduo junto a órgãos ambientais, ministério público e prefeitura municipal, a construção do Parque Paul Harris, que fica no coração da cidade, que foi disponibilizado à população em 23 de fevereiro de 2018, ofertando assim um novo espaço de lazer e conservação ambiental.
No ano de 1981, inaugurou-se em Rio Negrinho um novo cemitério, visto que nesta época o Cemitério Jardim da Saudade no centro da cidade já estava praticamente todo tomado, tornando-se urgente a construção de um novo espaço. A adoção do projeto do Cemitério Jardim Parque da Colina, no formato que hoje conhecemos, foi sugestão do clube, inspirado em modelos internacionais, e uma novidade do Brasil à época.
Em 1999, o Rotary iniciou o projeto denominado “Bom Aluno”, que basicamente consiste em garimpar nas escolas municipais alunos que se destacam no ensino fundamental, e dar a eles bolsas de estudos em escolas particulares da cidade, o Colégio Cenecista São José, e, a partir de 2015, também o Colégio Caminho do Saber, são parceiros do projeto. Acompanhamento que segue até o momento do vestibular. De lá para cá dezenas de alunos se formaram, ingressaram em faculdades e se tornaram profissionais de destaque nas mais diferentes áreas.
Outro programa iniciado e apoiado até hoje é o da coleta de lacres de alumínio, que são revertidos em doação de cadeiras de rodas; sabidamente, esse programa se espalhou por várias cidades do estado e somente nosso clube já destinou a necessitados mais de 50 cadeiras de rodas.
O marco rotário de Rio Negrinho como vemos hoje, é resultado do trabalho de Rotarianos do Rotary Clube Rio Negrinho em dois momentos. A Roda denteada como se apresenta, foi desenhada e fundida no início dos anos 60, pelos então rotarianos do clube Helmuth Ilg, Milton Zipperer e outros, e instalada próxima do atual local, porém com um totem diferente. O atual formato do conjunto como vemos, incluiu aquela roda denteada  e foi projetado pelo companheiro Siegmar Erico Weick, mais conhecido como Bibi Weick então presidente do clube (ano rotário 1990/1991). A execução da obra ficou a cargo da empresa Forte Velho Engenharia de propriedade do também companheiro Cesar Lima.

Sessão Festiva em homenagem aos 50 anos do Rotary Club Rio Negrinho.