Notícias

Concluído projeto de acessibilidade do prédio da Câmara Municipal

Data de inclusão: 06/05/2018 14:01
O presidente do Legislativo, Abel Hack, esteve na última sexta-feira em Joinville na Associação dos Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc). Na oportunidade ele conversou com a arquiteta e urbanista Nathália de Souza Zattar que apresentou o projeto arquitetônico de adequação para acessibilidade do prédio do legislativo rio-negrinhense. No mês de março uma equipe técnica da associação havia feito o levantamento das necessidades de melhorias do imóvel, inaugurado em 1996.
A elaboração do memorial descritivo, orçamento estimativo e elaboração do cronograma físico-financeiro da obra também ficaram a cargo da Amunesc, já os tramites para o processo licitatório e a execução da obra ficará sob a responsabilidade da Câmara Municipal. A medida visa atender notificação do Ministério Público de Santa Catarina que, em 2017, realizou uma vistoria e apontou a necessidade de algumas melhorias no espaço físico do legislativo.
A promoção da acessibilidade tem sido uma das metas da atual presidência. Para tanto, desde março deste ano as sessões contam também com tradução em Linguagem Brasileira de Sinais (Libras). O presidente destaca que a proposta de adequação do legislativo a acessibilidade beneficia a população na sua integralidade, pois todos terão acesso ao conteúdo e à informação do que ocorre na Câmara de Vereadores, sem distinção. “Temos que fazer nossa parte visando a aplicação de políticas públicas de acessibilidade para que as pessoas possam cada vez mais estar em contato com o legislativo”, frisou Hack. 
As adequações que serão implementadas incluem a instalação de um elevador no acesso ao púlpito do plenário, criação de vagas para cadeirantes, portadores de necessidades especiais e obesos. A colocação de corrimãos em escadas, instalação de piso tátil, bem como o aumento na dimensão de portas de acesso aos gabinetes dos vereadores e setores da Câmara, além de melhorias no acesso externo do Legislativo também integram o projeto de acessibilidade. 
 
Texto e fotos: Edson Frankowiak

Imagens relacionadas

Concluído projeto de acessibilidade do prédio da Câmara Municipal
Concluído projeto de acessibilidade do prédio da Câmara Municipal
Todos os direitos reservados © 2018 - Câmara de Vereadores de Rio Negrinho