Notícias

Solução Antipó é aplicada no Bairro Quitandinha

.
Data de inclusão: 11/05/2018 14:10
Assim como a segurança pública, roçadas, construção de calçadas, reformas na Escola Quiliano Martins, finalização da obra da CMEI Quitandinha, os pedidos de pavimentação de vias do bairro Quitandinha também estiveram na pauta das discussões dos vereadores que se reuniram no dia 26 de março de 2018 em uma Sessão Itinerante, realizada no salão da igreja São João Batista. Segundo o Presidente da Câmara Municipal Abel Hack, os objetivos estão surtindo efeito positivo. Por entendimento da administração municipal em atender as solicitações feitas pelos moradores e formalizadas pelos vereadores naquela reunião itinerante, a Rua Flávio Gonçalves de Oliveira está recebendo melhorias. Nesta sexta-feira, dia 11 de maio esta via, que possui terreno em declive acentuado, recebeu a chamada solução antipó, que é uma emulsão asfáltica formulada com óleo de xisto, que impermeabiliza o solo deixando-o recoberto por uma capa betuminosa de excelente coesão superficial. “É uma solução que elimina o pó e o morador não precisa pagar, pois não é pavimentação asfáltica”, disse o Presidente Abel Hack, que esteve presente no processo que deu início ao desenvolvimento para os bairros do município usando o material especial, composto pelo agente antipó – mais conhecido como óleo de xisto –, e que não agride o meio ambiente. Os serviços são efetuados pela secretaria de obras, que tem no comando atualmente Hélio Clemente. 
"O produto é aplicado em duas camadas, o que deixa o local com características ecológicas. Para o trabalho, foi utilizada mão-de-obra da própria Prefeitura, por meio da frente de trabalho da Secretaria de Infraestrutura, tanto na aplicação do produto, quanto na varrição e na aplicação do pó de pedra”, explica. 
 
No centro 
A rua Paulo Boehn, no Centro, já recebeu a aplicação do sistema de antipó. O material vem sendo testado pela Prefeitura de Rio Negrinho como alternativa para as vias sem pavimento, já que apresenta baixo custo comparado ao asfalto, e ao criar uma capa, impede a formação do pó e da lama. Várias prefeituras do Brasil vêm adotando o sistema, considerado de baixo custo e com resultados relevantes para o fim do pó e da lama. Na região metropolitana de Curitiba, vários municípios utilizam o sistema com excelentes resultados.
 

Imagens relacionadas

Solução Antipó é aplicada no Bairro Quitandinha
Solução Antipó é aplicada no Bairro Quitandinha
Solução Antipó é aplicada no Bairro Quitandinha
Todos os direitos reservados © 2018 - Câmara de Vereadores de Rio Negrinho