Mais efetivo para os Bombeiros Militares

Data de inclusão: 17/05/2018 13:50
O Poder Legislativo de Rio Negrinho, por iniciativa do Vereador Willian Righetto-Billy e assinada pelos demais Vereadores, apresentou Moção de Apelo, para solicitar ao Sr. Eduardo Pinho Moreira, Governador do Estado de Santa Catarina para que sejam convocados os candidatos excedentes aprovados no concurso público de 2017 do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC). Em agosto de 2017 foi lançado o edital Nº 001-2017/DP/CBMSC no site da Banca Objetiva, que previa 300 vagas para o curso de formação de soldados (FCSd) do CBMSC, o qual teve início em 19 de março de 2018 e com previsão de término em novembro deste mesmo ano. Para esse processo seletivo, houve a inscrição de mais de 10.228 candidatos a essas vagas, consoante Portal CBSMC, e desses candidatos apenas 600 foram aprovados nas etapas.
Infelizmente, os 300 soldados que se formarão em 2018 não suprem a demanda dos quartéis catarinenses que estão presentes em 132 cidades. A média seria a distribuição de apenas dois soldados por quartel, e ainda assim, alguns quartéis precisam de mais efetivos que apenas esse número. Com isso, os outros 300 candidatos que compõem o Cadastro Reserva e foram aprovados nos exames de avaliação de escolaridade, saúde, física e psicológica, buscam com o governo do Estado a convocação para um próximo CFSd.
Hoje, Santa Catarina conta com 2.345 mil bombeiros militares em todo o estado, atuando para uma população com mais de sete milhões de habitantes, fato que compromete muitos atendimentos e até o fechamento de alguns quartéis. Conforme o art. 1º da Lei Complementar Nº 582, de 30 de novembro de 2012, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina possui como efetivo máximo a quantidade de 3.816 Bombeiros Militares. Sendo assim, existem em torno de mil e quinhentas vagas a serem preenchidas.”
Também atentamos para o fato de que uma Comissão dos Aprovados Excedentes no Concurso Público busca um diálogo com o governador do Estado visando a convocação dos 300 aprovados até novembro de 2018, quando vencem os exames de avaliação médica. Os exames de Avaliação Física e Investigação Social vencem nos meses seguintes e, para tanto, a ideia seria de iniciar o curso de formação de soldados até o início de 2019. A proposição foi votada durante a Sessão Ordinária dessa segunda-feira, dia 14 de maio de 2018.

Mais efetivo para os Bombeiros Militares