Vereador Billy acompanha implantação do sistema digital do INSS

Data de inclusão: 06/06/2018 10:33
O Vereador Willian Righetto, o Billy, acompanhado do secretário interino de Ações Governamentais, Wilson Veiss, esteve em visita a sede da Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) de Rio Negrinho. Na oportunidade os dois acompanharam o início da capacitação dos  servidores que atuarão no atendimento a comunidade. A agência está passando pela implantação do INSS Digital, modalidade na qual os processos se tornam todos eletrônicos, acabando com os processos físicos em papel. O técnico em Seguro Social do INSS de Joinville, Davi Rosa Galego, é o responsável pelo treinamento que segue até esta sexta-feira.
Billy busca, desde o ano passado, uma solução para o atendimento do INSS no município. O parlamentar, depois de ser procurado por diversas pessoas reclamando do serviço oferecido pela agência, chegou a se reunir com a então responsável pela Região Sul do Instituto, para ajustar as tratativas para a formalização do atendimento. “Uma das principais queixas era de que muitas vezes as pessoas eram obrigadas a buscar ou encaminhar documentos na agência de São Bento do Sul, bem como depois retornar até a cidade vizinha para continuidade do processo de seu interesse”, explicou.
Com a implantação do novo sistema o vereador acredita que todos os processos serão agilizados, diminuindo o volume de documentos físicos e também aumentando o número de atendimentos presenciais. “A informação que tivemos é de que o sistema foi desenvolvido para transformar processos físicos em eletrônicos e desta forma, situações que se arrastavam por meses, poderão ser concluídos em semanas”, citou. Ainda de acordo com Billy no momento do atendimento na agência, o cidadão tem a sua documentação digitalizada sem precisar deixar cópia dos documentos no INSS. Da mesma forma os processos poderão ser acompanhados pelo segurados.
Na oportunidade o vereador também conversou com o secretário Wilson Veiss visando melhorias na estrutura do imóvel, que assim como os dois servidores e um estagiário, são cedidos pelo município ao INSS. O pedido, elencou Righetto, se refere a reforma no forro do imóvel, bem como a disponibilidade de mais mobília e equipamentos. Ainda sobre o atendimento da agência rio-negrinhense do INSS, o vereador adiantou que a partir das próximas semanas, também um médico perito passará a atender gradativamente a comunidade.

Texto: Edson Frankowiak
Fotos: Claudinei Pereira