Preparativos para a segunda sessão ordinária movimenta Mirins

Data de inclusão: 06/06/2018 15:41
Às vésperas da segunda sessão ordinária – que acontecerá na próxima semana, os Vereadores Mirins se reuniram, na tarde desta quarta-feira, na sede da Câmara Municipal onde receberam a primeira capacitação do ano visando seu desenvolvimento como parlamentares. Empossados no mês de abril, os 12 novos vereadores mirins de Rio Negrinho receberão também, no próximo dia 14, um treinamento promovido pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, da Assembleia Legislativa de Santa Catarina.
A ação foi articulada pelo presidente do Legislativo, Abel Hack, e pelo coordenador do programa Câmara Mirim, Ney Maia, no mês passado, e integra um pacote de trabalhos que deverá ser desenvolvido com os vereadores no decorrer deste ano. “Além de realizarmos mensalmente uma capacitação interna com eles, buscaremos também sempre mais a participação dos mirins nas atividades do município”, destacou Maia. O coordenador acredita que a promoção do debate durante as reuniões fará com que os mirins se tornem cada vez mais participativos em meio a sociedade em que vivem.
O presidente Abel Hack destacou a importância do trabalho de formação dos jovens através do uso da educação para proporcionar a eles a aproximação com a política de forma consciente. “Se não investirmos na educação dos nossos jovens, teremos a cada ano mais decepções na política. É preciso investir em educação para termos um Brasil melhor. Temos que fazer nossa parte, por isso nossos vereadores mirins estão tendo a oportunidade de aprender sobre vários assuntos como: cidadania, poder legislativo e executivo e Constituição Brasileira”, frisou Hack.

Conhecendo atribuições e desenvolvendo documentos
Durante a capacitação realizada nesta quinta-feira os vereadores mirins, que devem formular já a partir da próxima sessão seus primeiros pleitos, conheceram mais sobre a elaboração de documentos como indicações, requerimentos, moções e até projetos de lei, bem como a aplicação de cada uma destas proposições durante as sessões. Outros assuntos como: função do Vereador, Ética e Cidadania, além de Oratória e Técnica Legislativa estarão entre os assuntos a serem apresentados para os parlamentares mirins pela Escola do Legislativo.
“Nossa obrigação, enquanto pessoas públicas, é oportunizar que estes jovens possam se preparar para contribuir com a sociedade em que estão inseridos. A esperança sempre aliada a ação de fazer gera resultados, é isso que nos move”, sugere o presidente Abel Hack. A próxima sessão da Câmara Mirim acontece nesta segunda-feira, dia 11, às 15h30, no plenário Rodolfo Jablonski. A participação dos alunos, através de um sistema de rodízio das escolas, para acompanhar as sessões ordinárias – que acontecem mensalmente sempre na segunda segunda-feira de cada mês será uma das novidades a ser implementada em 2018.

Texto e fotos: Edson Frankowiak

Preparativos para a segunda sessão ordinária movimenta Mirins