Notícias

Mirins recebem capacitação da Escola do Legislativo

Data de inclusão: 14/06/2018 14:00
Durante toda esta quinta-feira (14), os vereadores mirins receberam, no plenário da Câmara Municipal, uma capacitação promovida pela Escola do Legislativo Lício Lício Mauro da Silveira, da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. A edição deste ano do projeto conta com 12 escolas participantes. O Presidente Abel Hack, abriu o evento destacando a importância da preparação dos parlamentares mirins com foco na formação de jovens conscientes e preparados para contribuir com a sociedade em que estão inseridos. 
Hack, que ingressou na vida pública aos 18 anos, defendeu a ideia de que a educação é a melhor maneira de preparar os vereadores mirins para que tenham sucesso não só na política, mas também em suas vidas pessoais. “Temos que fazer nossa parte e oportunizar o acesso a ferramentas que promovam o aprendizado sobre vários aspectos que, com certeza, marcarão de forma muito positiva, para sempre, a vida destes jovens parlamentares”, opinou o presidente.
Segundo a gestora do Núcleo de Educação para a Cidadania da Escola do Legislativo, Alciléia Medeiros Cardoso, que conduziu os trabalhos pela manhã, a capacitação continuada integra o primeiro módulo oferecido pelo Núcleo, envolvendo três pontos: Papel do Vereador, Constituição e Poder Legislativo e uma Minioficina de Oratória. A proposta, segundo a gestora foi apresentar esses assuntos de forma prática, fazendo também com que os jovens apresentassem ideias e problemas que detectam na cidade. 
“Passamos a ideia de que nem sempre uma solução lógica está ao alcance do vereador resolver, já que o legislativo tem uma limitação em sua função”, explicou. “Acreditamos que a partir desse ponta pé inicial eles tenham um bom material para trabalhar nas suas próximas sessões”, completou.
Ainda o palestrante Isaac Facchini Badinelli, mestre em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), abordou os temas: a importância da participação dos jovens na politica e Constituição Federal. “Diante do cenário atual, o jovem vai ter que construir algo novo na política, é isso que apresentamos a eles”, comentou. 
À tarde Vanilsa Oliveira, que é Administradora Master Coach e especialista em Consultoria Organizacional, conduziu o curso de oratória, no qual os jovens participaram de atividades teóricas e práticas que buscam auxiliá-los na comunicação na tribuna e no dia a dia. “É uma forma de poder contribuir para que eles possam se comunicar para a vida. Desenvolvemos exercicios e fizemos com que eles usassem a tribuna para defender suas indicações, visando sua desenvoltura e crescimento”, comentou.
O coordenador do Programa Câmara Mirim, Ney Maia, que também acompanhou o treinamento, disse acreditar que os mirins deverão se tornar cada vez mais participativos nas reuniões a partir do conhecimento adquirido. “Essa preparação irá auxiliá-los em várias atividade daqui para frente”, opinou.
 
Parlamentares avaliam
A presidente da Câmara Mirim, Taciana de Carvalho, do Colégio Caminho do Saber, avaliou a capacitação como muito construtiva. “Foi uma oportunidade fantástica, nos sentimos privilegiados. Além disso, aprendemos nossa  função legislativa, nossos direitos e deveres e que para reivindicar, é preciso de conhecimento primeiro”, descreveu. Alana Prepichini, da Escola Selma Teixeira Graboski, destacou o caráter participativo do treinamento. “Agradeço as pessoas que se esforçaram para estar aqui ensinando. Aprendi muitas coisas, conheci mais os meus colegas e estou querendo conhecer mais sobre a política e elaborar novos projetos”, disse. “Foi também muito interativo”, acrescentou. 
 
Texto e fotos: Edson Frankowiak

Imagens relacionadas

Mirins recebem capacitação da Escola do Legislativo
Mirins recebem capacitação da Escola do Legislativo
Mirins recebem capacitação da Escola do Legislativo
Todos os direitos reservados © 2018 - Câmara de Vereadores de Rio Negrinho