Plenário da Câmara Municipal lotou para a homenagem aos 40 anos da APAE-Rio Negrinho.

Data de inclusão: 26/06/2018 08:43
Com a assinatura dos vereadores Ildefonso Pilati , Liliana Aparecida Schroeder Jurich , Luciano Alves , Maria Eni de Castilho Packer , Osmair José Vieira , Pablo Ricardo Ribeiro , Ronei José Lovemberger , Silvio Kuss e Presidente Abel Hack, a Câmara Municipal de Rio Negrinho, prestou homenagem na última segunda-feira (25) através de uma moção de aplauso pelos 40 anos de atividades da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Rio Negrinho (APAE), a ser comemorado em 28 de junho de 2018.
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Rio Negrinho (APAE), sociedade civil, filantrópica, de caráter cultural, assistencial e educacional, sem fins lucrativos, fundada em 28 de junho de 1978, é mantenedora da Escola de Educação Especial de Rio Negrinho, que tem como finalidade de promover a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência intelectual, múltipla e transtorno global de desenvolvimento, em seus ciclos de vida: crianças, adolescentes, adultos e idosos, buscando assegurar- lhes o exercício da cidadania.
A Escola de Educação Especial atende no ano de 2018 a 96 pessoas com deficiência intelectual e múltipla, com idade cronológica de 0 a 70 anos. A APAE tem como presidente de 2017-2019 a senhora Magali Groeber Maito e como diretora Pedagógica a senhora Jussara Aparecida do Rosário Santos.
A qualidade do trabalho da APAE só é possível graças ao empenho de seus colaboradores dirigentes e de uma equipe multidisciplinar de profissionais que abrange o atendimento pedagógico e terapêutico: fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, assistência social, odontologia, neurologia, nutrição e terapia ocupacional, secretárias e orientadora e pessoal de apoio. Em todos estes ano de trabalho, a APAE se manteve com a parceria do poder público Federal, Estadual e Municipal e com doações da comunidade.
A grande maioria dos alunos que ingressam na instituição apresenta atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, deficiência mental moderada, severa e profunda, transtorno invasivo do desenvolvimento e deficiência múltipla. Nesses quarenta anos de história a equipe apaeana sempre presa pelo atendimento de qualidade e do bem-estar do aluno.