Segurança no ambiente escolar na pauta da Câmara Mirim

Data de inclusão: 09/07/2018 13:49
Aconteceu, na manhã desta segunda-feira (9), no plenário do legislativo, mais uma reunião dos vereadores mirins. Com a participação de turmas das escolas municipais Professora Aurora Siqueira Jablonski, do bairro Bela Vista, Quiliano Martins, do bairro Quitandinha, e Prefeito Frederico Lampe, do bairro São Pedro, o encontro teve ainda a participação de representantes do comando da Polícia Militar de Rio Negrinho, que usaram a tribuna popular para falar sobre o projeto “Ronda Escolar” nos horários de entrada e saída de aula das unidades escolares.
Também durante a reunião os parlamentares mirins apresentaram seis indicações. A vereadora Karla Jéssica Zemann, da Escola de Educação Básica Luiz Bernardo Olsen, de Volta Grande, pediu reparos no parquinho da subprefeitura do distrito, bem como que a Fundação Municipal de Esportes que estude realizar torneios esportivos para os jovens, como por exemplo, voleibol, futebol, basquete, tênis de mesa. Ela também cobrou a manutenção em um barranco em frente à escola, a construção de um ponto de ônibus em frente à unidade de ensino, bem como a ampliação do sistema de telefonia celular no Distrito de Volta Grande.
Já a vereadora mirim Gabriely Pacheco de Macedo, aluna da Escola Municipal Prefeito Henrique Liebl, do bairro Jardim Hantschel, cobra a reforma e ampliação do refeitório da sua unidade de ensino, bem como que a entrada principal da escola seja alterada para a parte lateral.
Ainda a vereadora mirim Katellen Moreira Macedo, da escola Quiliano Martins, do bairro Quitandinha, usou a tribuna popular para falar sobre a visita que fez juntamente com seu vereador padrinho, Willian Righetto, o Billy, em sua unidade de ensino. “Pudemos levantar as necessidades da escola como a falta de um toldo na entrada no ginásio, o acumulo de água no portão de entrada, e a necessidade de uma pintura na escola. Esses pedidos serão formalizados através de indicações que apresentarei nas próximas sessões”, destacou a parlamentar.

Rondas escolares
O soldado Cleverson Artner, da Polícia Militar, usou a tribuna para falar sobre o projeto Ronda Escolar. Ele destacou que o trabalho envolve alunos, professores, pais e comunidade com um objetivo comum que é evitar que os alunos, das demais diversas faixas etárias, tomem caminhos errados. Artner disse que, para tanto, o trabalho consiste além das rondas em si, da aproximação dos policiais militares com os alunos nos intervalos, bem como com visitas nas salas de aula.
“Nosso objetivo é evitar que armas brancas ou de fogo, entorpecentes, drogas e bebidas alcóolicas entrem nas escolas”, frisou o policial. Ainda de acordo com o soldado a presença da viatura da PM, em frente às escolas, visa somente orientar da melhor maneira possível os estudantes e a abordagem a alunos não deve ser vista como atitude de inibir ou impor medo, mas sim de aproximá-los da polícia. “Os jovens mesmo sendo menores de idade, têm responsabilidades e assim também arcam com seus atos”, lembrou. Além dele, o soldado Lennon Ricardo de Lima, participa do programa Ronda Escolar em Rio Negrinho.
A presidente da Câmara Mirim, Taciana de Carvalho, parabenizou o comandante da Polícia Militar, Capitão Jean Carlo Denk, também presente na sessão, pela iniciativa. “Em nome da Câmara Mirim parabenizo o senhor e sua equipe pelo trabalho que realiza em prol da segurança de nosso município”, enfatizou.

Sorteio de suplentes e padrinhos
Os Vereadores Kattelen Moreira Macedo, Thomas Soares Tavares e Leonarda Morais Mueller, assumirão uma cadeira no parlamento mirim no mês de agosto no lugar de Karla Jéssica Zemann, João Felipe Fleishmann e Alana Eloisa Prepichini. Como forma de oportunizar uma experiência mais completa aos vereadores mirins, os suplentes ao assumirem, passarão a ocupar a mesa diretora nos cargos de vice-presidente, primeiro e segundo secretários. A partir de sorteio estes foram assim escolhidos: vice-presidente, vereadora Kattelen, primeira secretária, vereadora Leonarda e segundo secretário, vereador Thomas.
Também a partir de sorteio foram definidos os novos padrinhos na seguinte ordem: Gabriely Pacheco de Macedo, padrinho Abel Hack, Natasha Machado de Lima, padrinho Anderson Patrick de Castro/Maria Eni de Castilho Packer, Leonarda Morais Mueller, padrinho Ildefonso Pilati, Thomas Soares Tavares, madrinha Liliana Aparecida Schroeder Jurich, Marina Wantowsky de Andrade, padrinho Luciano Alves, Ketlin Cichoski Oliveira, padrinho Osmair José Vieira/Willian Righetto, Taciana de Carvalho, padrinho Pablo Ricardo Ribeiro, Caio Proenço da Luz, padrinho Ronei José Lovemberger e Katellen Moreira Macedo, padrinho Silvio Kuss.

Texto: Edson Frankowiak
Fotos: Ney Maia