Notícias

Homenagem à Associação rio-negrinhense de Ciclismo (ARNOCICLO)

.
Data de inclusão: 24/07/2018 10:19
Foram votadas duas Moções na Câmara Municipal de Rio Negrinho nesta segunda-feira (23) durante a Sessão Ordinária. Uma delas de autoria do Vereador Anderson Patrick de Castro, que apresentou Moção de Aplauso para a Associação Rio-Negrinhense de Ciclismo (ARNOCICLO) pela sua contribuição em prol do desenvolvimento do esporte sobre duas rodas, bem como pela projeção que dá ao município de rio negrinho através das competições em que participa. O Poder Legislativo de Rio Negrinho, por iniciativa do Vereador abaixo assinado vem demonstrar reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela Associação Rio-Negrinhense de Ciclismo (Arnociclo). A entidade é composta hoje por diversos grupos de ciclistas, entre eles podemos destacar: Equipe RINO de Competição, Insanos Bike, CicloWay e Insanas Bike. A Arnociclo foi oficialmente constituída em 2002 e atualmente é composta por aproximadamente 150 colaboradores e atletas, que participam em diferentes modalidades do Mountain Bike, sendo: Cross-Country (trilhas com obstáculos naturais), Down-Hill (Descida de montanha), e Four-X (Pista construída com obstáculos com muitos saltos) e constantes atividades de cicloturismo e ciclomontanhismo.
A associação é uma entidade legalmente constituída, sem fins lucrativos, sendo declarada pelo município, através da Lei nº 1604, de 02 de dezembro de 2003, como de utilidade pública. Composta por jovens atletas de Rio Negrinho, já conseguiu resultados expressivos nos Campeonato Catarinense e Brasileiro. A grande satisfação da Arnociclo é representar nossa cidade e difundi-la através do esporte. Os resultados alcançados até o momento expressam a vontade e garra da equipe.
O ciclismo é surpreendente não apenas pela sua rapidez e amplitude de progressão, como também pela atração que desperta. Promove a competição e a superação do esforço, favorecendo assim, o enriquecimento individual e coletivo. A prática do ciclismo promove benefícios psicológicos e sociais aos seus praticantes. Indivíduos que não participam de competições profissionais ou amadoras, que apenas utilizam a bicicleta como uma forma de exercício contínuo, há a promoção ao seu praticante de momentos de lazer e prazer, contribuindo para a prevenção do stress e melhora significativa no seu condicionamento físico.
O objetivo da associação é despertar nas pessoas o interesse pela prática esportiva através da bicicleta, dando oportunidade a todos de participarem conosco através de eventos com a integração entre atletas amadores e profissionais, criando um clima de confraternização em um ambiente competitivo. A grande satisfação da Arnociclo, é representar nossa cidade e difundi-la através do esporte, os resultados alcançados até o momento expressam a vontade e a garra desta equipe.
A Bike está conquistando cada vez mais espaço no cenário esportivo nacional, e a Arnociclo pretende promover no município de Rio Negrinho cada vez mais o uso da bike, promovendo além de provas de ciclismo, mas também trazendo o cicloturista a nossa cidade, onde podemos oferecer ao cicloturista nossas lindas paisagens rodeadas de montanhas, cachoeiras, cavernas, matas nativas, águas límpidas, lajes de pedras com águas correntes, animais nos pastos, tudo isso a poucos quilômetros do centro da cidade em meio à natureza, que nos dá a sensação de liberdade. Rio Negrinho é um lugar potencial para a realização desse tipo de turismo que e é repleto de aventuras. Com tudo isso acreditamos que tanto as provas de ciclismo bem como o cicloturismo, tornará Rio Negrinho muito mais conhecido no cenário estadual e também nacional.
Além de incentivar a prática esportiva, a "Arnociclo" tem o objetivo de fomentar o turismo em nossa região. Buscamos sempre fomentar o turismo esportivo, promovendo as provas em locais onde predomina a natureza, proporcionando bem-estar aos participantes e incentivando além da prática de esportes, a promoção econômica e cultural de nossa região.
Ao longo desses anos além de provas de ciclismo, campeonatos municipais, campeonatos regionais e desafios de mountain bike, a Arnociclo tem também se preocupado com questões solidárias, fazendo e organizando diversas atividades no intuído te arrecadar alimentos, brinquedos, cestas básicas e doação de muitas bikes através de doações a pessoas de vulnerabilidade social, sempre nas realizações de eventos nunca esquecendo de arrecadar alimentos para nosso Hospital que sempre carece de nossa ajuda.
“Queremos inspirar as pessoas a experimentarem esse mundo sobre rodas. Quem fez opção de andar sobre elas, atesta que deixar o carro em casa e passar a usar a bicicleta é uma das atitudes mais gratificantes que se pode tomar, contribuindo muito para a qualidade de vida das pessoas, é uma atividade aeróbica que também trabalha o equilíbrio e a confiança, além de relaxar e combater o estresse, gera perda de peso, com isso os benefícios físicos e emocionais são vistos rapidamente”, relata Anderson Castro, afirmando que quem pratica o ciclismo de forma esportiva, de lazer ou apenas para ir ao trabalho, já tem uma melhora na saúde, colabora com o meio ambiente, economiza dinheiro e contribui para desafogar o trânsito. Além de ser uma prazerosa forma de lazer, andar de bicicleta é uma das maneiras mais eficientes de se deslocar. A Moção foi aprovada por unanimidade e os integrantes da ARNOCICLO receberam o certificado ao final da Sessão dessa segunda-feira.
 

Imagens relacionadas

Homenagem à Associação rio-negrinhense de Ciclismo (ARNOCICLO)
Todos os direitos reservados © 2018 - Câmara de Vereadores de Rio Negrinho