Sessão Farroupilha na Câmara de Vereadores de Rio Negrinho

Data de inclusão: 21/09/2018 15:55
A Câmara Municipal de Rio Negrinho realizou no dia 20 de Setembro, quinta-feira, dia do gaúcho, a Sessão Festiva alusiva a Semana Farroupilha, proposta pelos Vereadores Silvio Kuss, Pablo Ricardo Ribeiro e vereador atualmente licenciado Ronei José Lovemberger.

As comemorações da Revolução Farroupilha - o mais longo e um dos mais significativos movimentos de revoltas civis brasileiros, envolvendo em suas lutas os mais diversos segmentos sociais - relembra a Guerra dos Farrapos contra o Império, de 1835 a 1845. O Marco Inicial ocorreu no amanhecer de 20 de setembro de 1835. Naquele dia, liderando homens armados, Gomes Jardim e Onofre Pires entraram em Porto Alegre pela Ponte da Azenha. A data e o fato ficaram registrados na história dos sul-rio-grandenses como o início da Revolução Farroupilha. Nesse movimento revolucionário, que teve duração de cerca de dez anos e mostrava como pano de fundo os ideais liberais, federalistas e republicanos, foi proclamada a República rio-grandense, instalando-se na cidade de Piratini a sua capital. Para que o nosso município pudesse também comemorar esta semana, os nobres Vereadores aprovaram a solicitação formalizada em requerimento para a realização desta Sessão Festiva nas dependências da Câmara Municipal.

A sessão foi aberta com uma declamação produzida e declamada na voz de Omair Trindade Prece do Gaúcho. Durante o evento tivemos apresentações musicais, Culturais tradicionalistas, Invernada Artística CTG Amor e Tradição, DTG Casa Grande, Declamações, Invernada Juvenil do Jorge Zipperer, do projeto “Invernada nas Escolas" que está sob coordenação das Diretoras Juliana, Clecy e da 1° prenda Luciane e dos instrutores Joaci e Dinacir. Também demonstrações de tiro de laço na “vaca parada”. O declamador Irineu Fürst, mais uma vez contribuiu para a cultura gaúcha ao representar o CTG os Araganos, declamou a poesia “Retorno Bravo”.

O Músico Márcio Pedro, que já fez história ao se apresentar no programa do Domingão do Faustão – quadro “Se vira nos 30” e com Márcio Garcia no programa tamanho família – gaita em quatro mãos também fez sua apresentação Musical. Posteriormente seu aluno Wagner também tocou gaita.

Entre as apresentações a Gaita do Grupo Farrancho também fez valer a noite festiva, além das homenagens prestadas á alguns tradicionalistas. Entre eles, o campeão de laço, Gilmar dos Santos que teve sua história contada em Plenário através de um vídeo produzido em seu reduto de trabalho.

Na mesa de autoridades, além dos vereadores propositores, Silvio e Pablo, também estiveram os representantes do MTG – Movimento Tradicionalista Gaúcho (Ricardo Schroeder - coordenador da 9ª região MTG e Vilmar Pereira - representando o Presidente Estadual do MTG Ciro Harger). Ainda estiveram na Sessão Farroupilha os Vereadores Ivo Antunes e Liliana Schroeder Jurich. A comunidade aderiu fielmente a data como evento oficial do município de Rio Negrinho e lotou a Câmara na noite de 20 de Setembro.

História

Acontecendo-se a Revolução Farroupilha, desde o século XVII o Rio Grande do Sul já sediava as disputas entre portugueses e espanhóis. Para as lideranças locais, o término dessas disputas merecia do governo central, o incentivo ao crescimento econômico do Sul, como ressarcimento às gerações de famílias que lutaram e defenderam o país. Além de isso não ocorrer, o governo central passou a cobrar pesadas taxas sobre os produtos do RS. Charque, couros e erva-mate, por exemplo, passaram a ter cobrança de altos impostos. O charque gaúcho passou a ter elevadas, enquanto o governo dava incentivos para a importação do Uruguai e Argentina.

Já o sal, insumo básico para a preparação do charque, passou a ter taxa de importação considerada abusiva, agravando o quadro. Esses fatores, somados, geram a revolta da elite sul-rio-grandense, culminando em 20 de setembro de 1835, com Porto Alegre sendo invadida pelos rebeldes enquanto o presidente da província, Fernando Braga, fugia do Rio Grande.

Sessão Farroupilha na Câmara de Vereadores de Rio Negrinho