Vereador Luciano Alves pede apoio para educação e esporte do município

Data de inclusão: 04/04/2019 13:05
O vereador Luciano Alves cumpriu agenda em Florianópolis nesta quarta-feira onde, em visita junto a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), entregou nas mãos do Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Professor Dr. Antônio Carlos Vargas Sant´Anna um requerimento pedindo a oferta de um curso de mestrado em Educação junto ao Campus de São Bento do Sul da universidade. Tal proposta visa atender a demanda de professores da rede pública de ensino da região, envolvendo ainda os municípios de Rio Negrinho e Campo Alegre.
O Vereador lembrou que a rede pública municipal e estadual de ensino, é a responsável pela maior parcela de estudantes da educação básica e, a grande maioria dos professores que atuam nas redes municipais e estaduais, cumpre carga horária de 60 horas semanais. Desta forma, segundo o parlamentar, a continuidade dos estudos destes professores torna-se dificultosa pois não existe nenhum programa de mestrado na região oferecido por uma instituição de ensino superior pública. Luciano sugere a oferta de mestrado com encontros presencias todas as sextas-feiras a noite e nos sábados o dia todo, para que todos os professores da educação pública tenham a oportunidade de participar do processo seletivo e consequentemente ingressem e frequentem o curso.
O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Udesc, Antônio Carlos Vargas Sant´Anna, disse acreditar que uma especialização lato sensu poderia atender a demanda da região num primeiro momento, mas que, para tal, os municípios interessados deveriam firmar um convênio através das prefeituras como forma de viabilizar a instalação do curso. “Por se tratar de uma universidade pública, a oferta do curso de especialização lato sensu não teria custos para os alunos, contudo um convênio visaria arcar com os custos de instalação de um polo na região”, apontou.

Apoio ao esporte
Ainda na capital do Estado, Luciano Alves esteve em audiência com o presidente da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), Rui Godinho da Mota, onde apresentou pleitos da Associação Rio-Negrinhense de Handebol (Arnahb) e da Fundação Municipal de Esportes (FME). Os pedidos visam a destinação de kits esportivos com bolas, camisas, cones e coletes para a prática esportiva. O vereador destacou que a FME desenvolve projetos sociais que atendem mais de 1.500 alunos/atletas com faixa etária entre sete e 14 anos.
Já a Arnahb, lembrou Alves, atende mais de 250 crianças e adolescentes entre sete e 16 anos, de segunda a sábado nos diversos ginásios do município. “Por se tratar de um trabalho totalmente social, necessitamos da destinação destes materiais para a continuidade do projeto”, frisou o vereador. Godinho destacou que uma de suas metas frente a Fesporte é fazer com que a entidade fomente o esporte como instrumento de inclusão social, pensamento que vai de encontro as propostas apresentadas por Luciano.
“A ideia é abranger mais pessoas que queiram praticar esporte e não têm oportunidades”, ressaltou o presidente. Rui Godinho destacou ainda que pretende manter parcerias com a iniciativa privada para auxiliar o orçamento dos eventos do calendário oficial da Fesporte e também das ações em parcerias com instituições filantrópicas.
A agenda do vereador na capital também contou com visitas aos gabinetes dos deputados estaduais Nazareno Martins e Laércio Schuster, junto a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), visando a destinação de recursos públicos para o município.

Texto e fotos: Edson Frankowiak

Vereador Luciano Alves pede apoio para educação e esporte do município